É um martírio para uma pessoa com temperamento melancólico lidar com o fim de um relacionamento.
É um fato, ele sente dor com mais intensidade. Cada segundo é sufocante, cada batida do coração faz dilacerar a carne.
O melancólico examina o passado com uma lupa tentando encontrar cada falha que cometeu. O problema é esse: ele é um juiz implacável na hora de julgar as próprias ações. Ele vai vasculhar conversas antigas e lembranças procurando o momento exato que deveria ter ‘’dito outra coisa’’. Situações em que deveria ter agido diferente. Os instantes que deveria ter demonstrado mais afeto…
Por um lado esse estado de reflexão é positivo, estamos na Terra para aprender. Mas o melancólico internaliza isso em um looping infernal. Não tem descanso nem durante o sono. Toda a existência é nostálgica e carregada de significado.
Nós melancólicos demoramos para ‘’trocar de fase’’. Precisamos de um bom tempo para processar e tentar compreender essa dor.
A verdade é o seguinte : esse sentimentalismo é um dom- não um castigo. Se essa pessoa entender isso, será uma provação absurda: uma fase de pleno amadurecimento emocional.
E sim, tu deve estar pensando o seguinte: como a outra pessoa superou e seguiu a vida tão fácil?
Ignoramos o fato de que as pessoas lidam com o sofrimento de forma diferente. Tem gente que não suporta a solidão, precisa de companhias, barulho e estimulo constante. Eu observo isso nos atendimentos, essas pessoas não vivem o luto emocional de forma imediata, preferem anestesiar os sentimentos e mascarar a dor.
Mas eu tenho certeza: a conta chega…
Ela terá que lidar com isso em um futuro próximo, a vida cobrará juros por não ter respeitado o tempo no deserto…
Melancólicos sofrem amargamente no inicio, porém quando essa escuridão da alma passar, deixará uma marca de valor no teu caráter. Será uma transformação real, não uma casca vazia denunciando um profundo desespero.
Quando tu entrar em um novo relacionamento vai conseguir unir razão e coração e viver de forma mais saudável. Sim, devemos aspirar aos Céus e ter esperanças de dias melhores pois o melancólico é um pessimista por natureza. Tu vai precisar de um guia para sair desse mundo de devaneios e introspecção. Alguém que te ajude a transformar esse vazio e desespero em algo positivo.
Eu sei, tu sonha com a pessoa amada, a falta dela nas coisas mais bobas do cotidiano deixa um buraco monumental no peito.
Foram tantas noites, tantas juras de amor, tantos apelidos, todos eles ressaltando a importância que ela tinha na tua vida.
Acabou…
Mesmo nos momentos felizes, ele já enxerga a sombra do fim, o que faz com que sua alegria venha sempre acompanhada de um certo lamento e dor.
Algo precisa morrer, para enfim renascer…
NADA DE NOVO NO FRONT
ps: A terapia ajuda a processar a dor, aprender com os erros e evitar padrões destrutivos. Clica no botão para saber como posso te ajudar: